Receba nossos materiais, e-books e novidades

Respeito, Bondade e Consciência Social: pilares necessários para uma rotina escolar

28 nov 2018 - Releases

O caráter conta, sim! E é a partir dessa filosofia que uma escola de ensino fundamental em Goiânia vem inserindo práticas de ações sociais como proposta pedagógica no desenvolvimento educacional infantil

Foto: reprodução

Foto: reprodução

E se todas as escolas criassem uma rotina, para além da metodologia de ensino estabelecida pelo MEC, na busca da formação do caráter dos estudantes? Parece óbvio essa iniciativa, mas são poucas as instituições hoje que possuem uma proposta pedagógica de responsabilidade social.

Na hora de ensinar, o caráter conta, sim! Isso porque mudanças positivas podem produzir resultados excepcionais nos domínios acadêmico, social, emocional e de desenvolvimento de caráter dos estudantes. Essa filosofia chamada de “Character Counts!” é um programa de formação que reúne seis valores e traços essenciais de ética e desempenho de pessoas.

Dos pilares dessa filosofia americana que podem sustentar uma educação de qualidade estão a Confiabilidade, o Respeito, aResponsabilidade, a Justiça, a Bondade e a Consciência Social. Quando praticados em uma rotina escolar, os resultados levam alunos de ensino infantil e fundamental a honestidade, tolerância e autonomia, maior compreensão, gentileza, gratidão e virtudes cívicas.

Na visão da coordenadora de Educação Infantil da Escola Ethos em Goiânia, Fabiana Granado, ações sociais praticadas por estudantes de educação básica, como iniciativa da própria instituição de ensino, colaboram no processo educacional pela formação de valores nos alunos como a consciência social (um dos pilares do Character Counts!).

“Isso mostra ao aluno de forma prática que ele também é responsável pelo mundo em que vive, além de possibilitar o uso pedagógico no reforço de inúmeros conceitos aprendidos em sala de aula”, explica a coordenadora.

Ações Sociais na rotina escola

Ações sociais como prática pedagógica nas escolas são importantes para que as crianças tenham contato com outras realidades e possam contribuir com a sociedade desde pequenas. Esse tipo de atitude já é uma realidade na Escola Ethos de Educação Infantil e Fundamental I em Goiânia. Os alunos do ensino infantil e fundamental realizam doações o ano inteiro para diversas entidades filantrópicas da capital como parte da formação escolar.

Atualmente, os estudantes estão arrecadando materiais escolares, que serão destinados às famílias dos catadores do lixão de Goiânia, e alimentos e brinquedos para o Residencial JK, ocupação habitacional periférica na região noroeste da capital.

Este ano, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental desta escola também doaram mais de 600 livros para a criação da biblioteca da Escola Municipal André Luiz, situada no Jardim das Oliveiras, em Senador Canedo. E as ações são diversas em busca do desenvolvimento de caráter humano e a noção de responsabilidade social.

“No Ensino Fundamental, tivemos outra ação importante que foi a realização dos sonhos dos idosos do Lar Vila Vida. Cada idoso tinha um sonho. Os alunos foram até o lar e entrevistaram esses idosos para saber qual era o sonho de cada um e foi criado um mural na escola com estes sonhos. Cada aluno e sua família escolheram um sonho para realizar. Tivemos idosos que pediram chapéu, chinelo, perfume, ventilador, cadeira de balanço e roupas e tiveram seus pedidos realizados”, contou Andressa Nunes, coordenadora do Ensino Fundamental da Escola Ethos.


Compartilhe
Divulgação
Sobre Divulgação

Buscar no Site

Mais Vistos

k

Interativa Comunicação ® 2015; Todos os direitos reservados.