Balanço Geral nos Bairros (1)

Desafio

A Seja Digital é a entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits gratuitos com antena digital e conversor para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

O desafio da Interativa Comunicação e Eventos foi apresentar a Seja Digital para a imprensa goiana e juntamente com a entidade informar, orientar e mobilizar quase três milhões de pessoas que seriam impactadas pelo desligamento do sinal analógico de TV em Goiânia e mais 28 municípios da região. A apresentação da empresa foi feita em dezembro de 2016, durante uma coletiva convocada pela Interativa Comunicação e Eventos. A coletiva foi um sucesso: compareceram todas as emissoras de TV da capital, jornais, portais e emissoras de Rádio.

O desligamento só poderia ser realizado se ocorresse a adesão de 92% da população. Esse percentual foi aferido por intermédio de um Instituto de Pesquisa contratado pela Seja Digital, que monitorou o desenvolvimento do trabalho.

 

 

Estratégia

Diante deste cenário desafiador, principalmente por conta do volume de ações a serem executadas e do público-alvo (quase três milhões de pessoas) que teríamos que impactar, elaboramos um plano de ação com cronograma estabelecido para informar, orientar e mobilizar a população para se preparar para o desligamento do sinal analógico de TV. Além de campanha em TV, rádio, jornal, redes sociais e nas ruas, foram realizadas ações em parceria com 29 prefeituras, voluntários e ONGs, como a “Programando o Futuro” e a “Fundação Aroeira”.

Com a compreensão de que a TV é uma parte importante do cotidiano de diversos públicos, com faixas etárias e classes sociais distintas, a Seja Digital, em parceria com a Interativa Comunicação e Eventos, também buscou aproximação com escolas, centros comunitários, condomínios, varejistas e antenistas durante todo o processo.

Outra estratégia utilizada para que a informação chegasse à população de baixa renda, que precisava retirar seu kit digital, foi a realização de Caravanas nos bairros periféricos das grandes cidades, tais como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade e Senador Canedo. A iniciativa itinerante levou até a população um ônibus adaptado que se tornou uma sala de aula volante, onde foram apresentadas informações sobre o desligamento do sinal analógico de televisão.

A Seja Digital também firmou parcerias com as grandes emissoras de televisão, tais como Anhanguera, Record, Band e SBT. Participamos e divulgamos projetos como “Patrulha Digital”, “Cine Anhanguera”, “Dia D Digital”, “Feirão Digital”, além de produzirmos pautas na casa de personagens com um dos apresentadores mais populares de Goiás, o jornalista Oloares Ferreira, da TV Record. Também produzimos reportagens em parceria com a TV Anhanguera (Globo), TV Goiânia (Band) e TV Serra Dourada (SBT) mostrando o processo de instalação dos kits, a diferença entre o sinal analógico e o digital e os benefícios dessa mudança para a comunidade.

A participação ao vivo em rádios e nos estúdios das TVs também foi outra estratégia utilizada que contribuiu muito para que a informação chegasse até a população.

 

Resultados

O sinal analógico de TV foi desligado no dia 21 de junho em Goiânia e em outros 28 municípios do estado: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

Por meio da união e do somatório de esforços da Seja Digital, com a Interativa Comunicação e Eventos, mobilizadores, agentes comunitários, promotores, antenistas, instaladores amigos e voluntários foi possível impactar o público nesta mudança histórica, marcada pelo avanço da tecnologia ao alcance da população brasileira. Conseguimos engajar mais de 2.500 pessoas que trabalharam durante o projeto em prol da digitalização que beneficiou um universo de quase 3 milhões de pessoas.

Em parceria com 29 prefeituras, foi possível potencializar o atendimento à população por meio de mais de 1.400 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e mais de 70 promotores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que atuaram como multiplicadores de informações no contato direto com a população. Também agregaram valor ao processo os mais de 1.000 líderes comunitários e mobilizadores sociais, que levaram informações e realizaram agendamentos para retirada de kits para TV Digital, além de cadastramento de famílias carentes.

Foram realizadas mais de 8.500 ações. É o caso das mais de 50 Caravanas da TV Digital, que levaram informações às comunidades sobre como fazer o agendamento e tirar dúvidas sobre o processo de migração, além da destinação correta de televisores antigos, oficinas de sintonização de canais e serviços gratuitos como corte de cabelo, pintura de rosto e aferição de pressão. Além disso, juntas, as ações da Caravana da Instalação da TV Digital e do Instalador Solidário foram responsáveis por mais de 5.000 instalações gratuitas em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.

Durante seis meses de trabalho, elaboramos e divulgamos mais de 75 pautas e conseguimos emplacar mais de 1.650 reportagens nos principais veículos de Goiás (TVs, rádios, jornais, revistas e portais), alcançando inclusive a imprensa nas cidades do interior. Acompanhamos mais de 150 entrevistas concedidas pelos porta-vozes da Seja Digital para TVs e rádios de Goiás. Além disso, foram mais de 20 participações ao vivo em estúdio nas emissoras de televisão de Goiânia e Anápolis.



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