As organizações, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor, necessitam investir em comunicação empresarial para difundir as suas ideias para os seus públicos, também chamados de stakeholders. É nessa hora que entra em cena as publicações empresariais, que são ferramentas poderosas para mobilizar e difundir mensagens, tendo em vista alcançar determinados objetivos, dentro de uma estratégia de comunicação previamente definida.
Um exemplo disso, é uma empresa que está desenvolvendo ações voltadas para o meio ambiente que atingem um determinada comunidade. É necessário revelar porque a companhia está investindo numa ação como essa, quais os objetivos que pretende atingir e como a população será impactada. A empresa, com isso, mostra-se aberta para ouvir a comunidade e com ela ter um diálogo que é benéfico para todos. Essa interatividade “humaniza” e demonstra a sua preocupação com o desenvolvimento sustentável.
O formato das publicações deve ser escolhido de acordo com o tipo de público que se pretende atingir. Para o público externo recomenda-se um formato mais robusto, como uma revista, onde as matérias podem ser mais bem trabalhadas e ilustradas, com fotografias, infográficos e charges. O texto das matérias deve primar pela objetividade, criatividade e síntese das informações. A mesma preocupação deve recair sobre publicações mais compactas, como jornais, boletins e até o tradicional jornal mural.
A título de exemplo, acompanhe a seguir algumas das publicações desenvolvidas pela Interativa Comunicação e Eventos para os seus clientes.
Jornal Anglo American Comunidades
A Anglo American é cliente da Interativa Editora desde o ano de 2010. Nesse período, a empresa já desenvolveu vários serviços para a multinacional. Entre os trabalhos executados, estão a produção dos jornais voltados para as comunidades onde a empresa está inserida, como é o caso dos municípios de Barro Alto (GO) e Niquelândia (GO); e também em Catalão (GO), Ouvidor (GO) e Cubatão (SP), onde a companhia operou até 2016. Para cada município foi produzido o jornal Anglo American Comunidades com conteúdo próprio, fortalecendo o relacionamento da empresa com a população local. Ao longo do tempo, foram publicadas aproximadamente 70 edições do jornal Anglo American Comunidade, considerando os municípios envolvidos.
Jornal Promoalgo
A Interativa Editora produz desde o ano de 2015, o jornal Promoalgo, veículo de comunicação própria da Agopa – Associação Goiana de Produtores de Algodão. A empresa foi responsável pela criação do projeto gráfico, redação, revisão, editoração eletrônica e arte final do informativo, que tem como público-alvo produtores, fornecedores, indústrias e técnicos que fazem parte da cadeia produtiva do algodão. Além da versão impressa, o Promoalgo também está disponível em versão digital e pode ser acessado através do site www.promoalgo.com.br.
Jornal Geração Ambiental
A Interativa Editora prestou serviços de comunicação para o Grupo Gerdau, na construção de duas usinas hidrelétricas no Estado de Goiás, as UHEs de Caçu e Barra dos Coqueiros (município de Cachoeira Alta). O trabalho foi realizado de 2007 a 2010 e envolveu a criação e execução de um amplo Planejamento Estratégico de Comunicação. Dentre os veículos de comunicação criados para atender a necessidade da empresa com a comunidade local, estão as 18 edições do jornal Geração Ambiental. A publicação envolveu produção de reportagem, redação, revisão, fotografia, diagramação e acompanhamento de impressão.
Revista Supermercados
Revista Supermercados é o veículo de comunicação da AGOS – Associação Goiana dos Supermercados. A revista tem como público-alvo o setor supermercadista, que envolve donos de supermercados, fornecedores, indústrias e representantes comerciais, entre outros. Além de Goiás, a revista também é distribuída no Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Estado do Tocantins. A Interativa Editora foi responsável pelo trabalho de produção editorial da Revista Supermercados no período de 2003 a 2008, totalizando 72 edições.
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