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Desafios:

Em 2011, a Farmácia Artesanal criou a campanha “Descarte Inteligente de Medicamentos” para incentivar a mudança de hábitos na população com o descarte correto. Desde então, a empresa já recolheu mais de cinco toneladas e meia de medicamentos. Em 2015, a Artesanal desenvolveu soluções criativas para despertar ainda mais o interesse da população, gerando um aumento de 40% no recolhimento de medicamentos.

Este ano, o grande desafio era trabalhar uma comunicação integrada para gerar mais visibilidade e alcance para a campanha e, ao mesmo tempo, despertar ainda mais a consciência ambiental da população goiana. Para isso, deveria unir ações de assessoria de imprensa, marketing promocional e relacionamento com influenciadores e blogueiros.

 

Estratégias:

A Interativa Comunicação & Eventos participou de reuniões de briefing com a Artesanal para elaborar o plano de ação. Para tanto, foi montado no Parque Vaca Brava, em Goiânia, um “Furacão” gigante com seis metros de altura, fabricado com embalagens de medicamentos recolhidas durante três meses nas lojas da Artesanal. Para construir toda essa estrutura foi necessária a assessoria técnica de um engenheiro.

A Interativa Comunicação & Eventos elaborou um planejamento de divulgação para a imprensa. Já que constava do planejamentoampliar a visibilidade da campanha em relação ao ano anterior, foi necessário levantar um mailing com veículos nacionais especializados na área de sustentabilidade e marketing. Depois, para a imprensa regional, produziu-se um press-kit diferente, com uma embalagem vazia que trazia uma mensagem impactante sobre a importância do descarte correto de medicamentos. Juntamente com a embalagem estava o release com as informações completas sobre a campanha. A divulgação também foi realizada para os veículos nacionais.

O trabalho de marketing promocional focou na inauguração do furação no Parque Vaca Brava, que aconteceu em 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste dia, um casal de promotores permaneceu no Parque pela manhã, das 8h às 11h, e à tarde, das 16h às 18h, abordando os frequentadores e propondo a participação deles em um jogo virtual. Eles tinham que acertar o número de embalagens que foram usadas para construção do furação. Os vencedores ganhavam vouchers para retirar um protetor solar em qualquer loja da rede. Durante a abordagem, os promotores aproveitaram para reforçar as questões ligadas à campanha e explicar como os medicamentos devem ser descartados.

Para aumentar ainda mais a visibilidade da campanha, a Artesanal e a Interativa elaboraram uma ação específica focada no relacionamento com blogueiras e influenciadoras: o concurso “Embaixadora 2016 da Campanha de Descarte Inteligente”. Foram convidadas 20 blogueiras e influenciadoras com forte presença nas redes sociais. Elas deveriam fazer o descarte correto em uma das lojas da Artesanal e compartilhar com seus seguidores. Cada blogueira/influenciadora teria que realizar o registro em suas redes sociais e convocar seus seguidores para participar também da campanha.

 

Resultados:

A campanha desse ano foi um sucesso e bateu todos os recordes desde a sua criação. As ações desenvolvidas conquistaram uma ampla divulgação na mídia com publicações em grandes portais nacionais como Mundo do Marketing, Comunique-se, Portal da Propaganda, Matraca Cultural e Pauta Carioca, além de outros veículos da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso.

Em Goiás, além de publicações nos principais jornais impressos (O Popular, Diário da Manhã, O Hoje e Daqui), foram realizadasentrevistas na TV Anhanguera (Globo), TV Serra Dourada (SBT), TV Record, TV Goiânia (Band), PUC TV e UFG TV. As rádios também repercutiram o tema: CBN Anhanguera, Brasil Central, Interativa, 820 e Universitária. No total, obteve-se mais de 85 publicações em uma única ação. No tocante a audiência, mais de 2.250.000 pessoas foram impactadas por meio dos veículos de comunicação. Para ocupar esse mesmo espaço, se o cliente fosse usar mídia paga, teria que desembolsar mais de R$ 380 mil.

Por intermédio da ação de marketing promocional, a Interativa conseguiu mobilizar centenas de pessoas no Parque Vaca Brava, além de contribuir com a experiência de marca, que ocorreu com a distribuição de produtos da Artesanal. A iniciativa com as blogueiras e influenciadoras impactou um volume expressivo de seguidores nas redes sociais. Alguns posts chegaram a ter mais de 1.000 curtidas.



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