Receba nossos materiais, e-books e novidades

Viajei quase 12 mil Km para produzir oito vídeos

09 mai 2019 - Blog

Entre os meses de março e abril, a serviço da Interativa Comunicação, estive envolvido num grande desafio profissional: produzir oito vídeos institucionais. O tempo era muito curto: cerca de 20 dias. O cliente que contratou o serviço – a Fertilizantes Tocantins – faz parte de um dos maiores grupos desse segmento no mundo – a EuroChem. A seguir explico essa saga e o que me motivou nesse trabalho.

WhatsApp Image 2019-05-06 at 20.16.23 (1)

 

A minha tarefa consistiu em percorrer seis Estados da Federação (Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, Pará e Maranhão), de quatro regiões do país (Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste) para captar depoimentos dos personagens, bem como imagens dos locais onde eles exercem suas atividades. Fiz a condução das entrevistas e a direção de vídeo.

As cidades por onde passei, nesses seis Estados, para chegar até às unidades de produção, foram: Catalão (GO), Araguari (MG), Cuiabá (MT), Sinop (MT), Querência (MT), Palmas (TO), Porto Nacional (TO), Belém (PA) , Barcarena (PA), São Luís (MA), Imperatriz (MA) e Açailândia (MA). E, também, Brasília, onde fiz a conexão para Belém e, posteriormente, o retorno para Goiânia.

WhatsApp Image 2019-05-06 at 20.16.23

Na execução desse trabalho percorri quase 12 mil quilômetros (considerando ida e volta) por ar (avião), terra (automóvel locado) e água (balsa). Para se ter uma ideia comparativa do que representa esse percurso basta ter em mente que o diâmetro da Terra, do Polo Norte ao Polo Sul, soma 12.713 quilômetros.

Sim. Foi um trabalho árduo. Na parte terrestre, tivemos que percorrer estradas em péssimo estado de conservação. É como se fôssemos induzidos a participar de um “Rally fora de época”. No Mato Grosso, passamos por mais de quinze aldeias Indígenas. Estivemos a apenas 60 quilômetros do Parque Nacional do Xingu.

WhatsApp Image 2019-05-06 at 20.16.24

A parte aérea, que foi a mais agradável, ainda assim, por várias vezes, tivemos que madrugar para pegar voos extemporâneos para conseguir nos encaixar na agenda de viagens. No Pará, com seus rios que parecem mar, o recurso da balsa foi utilizado para retornar a Belém, proveniente de Barcarena.

Mas, ao mesmo tempo, foi um trabalho extremamente prazeroso. Cumprir um desafio dessa magnitude traz muita satisfação. O material, ou seja, os oito vídeos institucionais, foram entregues no prazo solicitado pelo cliente. E o melhor: recebeu fartos elogios.

Com o cinegrafista Caio, em São Luís do Maranhão.

Com o cinegrafista Caio, em São Luís do Maranhão.

O saldo que ficou dessas viagens foi o de ter tido contato direto com o que costumam denominar de “Brasil profundo”. Em outras palavras: convivi com diferentes culturas espalhadas por esse imenso Brasil, ouvi vários sotaques e experimentei diversos sabores, enfim, percebi, in loco, que habitamos um país-continente.

Na fábrica da Fertilizantes Tocantins, em Sinop, no Mato Grosso.

Na fábrica da Fertilizantes Tocantins, em Sinop, no Mato Grosso.

O Brasil real, tão distante da ilha da fantasia, representada por Brasília, é habitado por um povo desbravador; antes de tudo, trabalhador, obstinado e resiliente (para usar uma expressão da moda). Andei por regiões onde constatei toda a exuberância do agronegócio, que compete, de igual para igual, com o que existe de mais avançado no mundo no segmento.

Nesses percursos, os cheiros e aromas me impregnaram: a rica culinária da Estação das Docas, em Belém (PA), a maresia no Palácio dos Leões, em São Luís (MA), o sabor dos peixes fritos e cozidos, em Sinop (MT), até o arroz com tutu e o frango afogado de Araguari (MG). É impossível sair incólume de uma experiência como essa.

Além da experiência pessoal, deve-se adicionar: o profissionalismo foi reconhecido, assim como todo o empenho desprendido pela Interativa Comunicação e pela produtora, Kam Filmes, a nossa parceira nesse projeto. Com destaque para as belas imagens captadas pelo nosso câmera Caio Nogueira. Nada mais relaxante, depois de tudo, que a sensação do dever cumprido. E a certeza de que estamos prontos para outros desafios.

Gravando em Araguari (MG) com a Kam Filmes.

Gravando em Araguari (MG) com a Kam Filmes.


Compartilhe
Francisco Barros
Sobre Francisco Barros

Diretor de Novos Negócios da Interativa Comunicação e Eventos. O seu hobby é a leitura, especialmente, os textos de literatura; é jornalista, escritor, mestrando em Mídia e Cultura e Editor do Blog da Interativa.

Buscar no Site

Mais Vistos

k

Interativa Comunicação ® 2015; Todos os direitos reservados.