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O “Boom” da gastronomia na comunicação

31 ago 2017 - Blog

Cada vez mais é possível notar um programa ou reality show de culinária sendo destaque na mídia, ver restaurantes criando receitas atípicas, convidando influenciadores para experimentarem e divulgarem seus pratos nas redes sociais. Também é perceptível a supervalorização de FoodTrucks e festivais de comida em nossa gastronomia ganhando espaço nos veículos de comunicação. Mesmo sendo comum ter há décadas, toda manhã, um programa de culinária, foi só recentemente que a “gourmetização” dos alimentos conquistou um lugar especial na imprensa.

Com propostas simples ou complexas marcas e restaurantes, movidos pelo sucesso de programas gastronômicos, resolveram investir cada vez mais na comunicação, levando a todos as delícias que cada marca tem a oferecer. A ideia deu tão certo que até a maior rede de restaurantes fastfood do mundo, o McDonald’s, resolveu criar uma plataforma Premium para sanduíches gourmet, chamada de linha Signature, que já está há mais de um ano no mercado. O último sanduíche lançado, inspirado na culinária italiana, se chama Caprese e conta com diferenciais, como alface crespa, tomate grelhado na chapa e molho creamy pesto.

Outra marca que utiliza, em seus restaurantes, estratégias planejadas de comunicação em seus lançamentos é o Outback Steakhouse. As novidades vão desde festivais de batatas fritas a novos sanduíches ou bebidas que ficam à disposição do cliente, alguns por tempo limitado. E para promover tudo isso, a empresa vai além de publicidade tradicional. Existe todo um estudo feito com objetivo de convidar influenciadores e jornalistas para eventos especiais de degustação destes lançamentos, pois esses formadores de opinião ajudam na divulgação espontânea das experiências gastronômicas vivenciadas por eles.

O mais importante deste boom da gastronomia na mídia é que não está destinado apenas a grandes empresas, pelo contrário, pequenas também têm conseguido cada vez mais espaço. Seja por meio das redes sociais ou dos veículos de comunicação, pequenas patisseries e restaurantes estão se destacando por terem um prato diferenciado ou uma proposta inovadora. A questão, como sempre, é planejar bem. Se você faz parte deste segmento de mercado e quer fortalecer e divulgar a sua marca/produto pode contar com a Interativa Comunicação e Eventos. Afinal, a agência terá todo o conhecimento necessário para garantir o sucesso da sua ação.


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Nathan Sampaio
Sobre Nathan Sampaio

Canaraense, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Mato Grosso e colaborador na Interativa. Gosta de correr quando dá, comer toda hora e é apaixonado por cozinhar.

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