Receba nossos materiais, e-books e novidades

Importância de investir no relacionamento com a comunidade

15 ago 2016 - Blog

As empresas são partes atuantes da sociedade e suas ações podem influenciar no dia a dia das comunidades nas quais estão inseridas. Neste contexto, manter um bom relacionamento é fundamental para a sustentabilidade do negócio. Nessa relação empresa-comunidade é importante ser transparente no diálogo, respeitar a cultura local e ter uma cooperação mútua.

Por isso, primeiramente, é necessário avaliar os possíveis impactos ambientais, sociais e econômicos gerados pelas atividades da empresa na região. Este trabalho precisa ser precedido de uma pesquisa ou de um levantamento de dados sobre as demandas da população do município, além de buscar compreender qual a percepção dessa comunidade em relação à empresa.

Outra questão importante: se inteirar sobre as organizações comunitárias e mapear quais são as principais lideranças locais. Com esse levantamento concluído, esse estudo vai permitir a empresa se orientar sobre o seu planejamento de comunicação, no qual serão definidas as melhores ferramentas de Relações Públicas a serem implantadas.

As empresas podem desenvolver ações que contemplem trabalho voluntário corporativo dentro dessas comunidades; criar comitês comunitários, onde questões relevantes sejam discutidas; realizar palestras sobre educação, saúde e meio ambiente; promover oficinas de capacitação para geração de renda ou até mesmo formação empreendedora para os microempresários locais.

A companhia também poderá estabelecer uma política de portas abertas, realizar doações e patrocínios para entidades filantrópicas, colaborar com os poderes públicos (conservação de praças e parques, projetos na área de saúde e educação, etc), investir em programas de inclusão social, cultural, educacional, digital, além da promoção à cidadania. A empresa, juntamente com a comunidade, pode ser agente de mobilização, somando forças para a transformação social e econômica da região.

Um bom exemplo de quem segue esta filosofia é a Anglo American, uma das maiores empresas de mineração do mundo, e que possui operações de Fosfatos, Nióbio e Níquel em Catalão, Ouvidor, Niquelândia e Barro Alto, em Goiás, e Cubatão, em São Paulo. A companhia busca sempre contribuir para o desenvolvimento sustentável desses municípios e uma de suas prioridades é manter um relacionamento próximo com a comunidade. A mineradora investe na geração de emprego e renda, em impostos que movimentam a economia local, além de realizar ações junto às comunidades para assegurar que a população seja beneficiada com essas atividades.

Para manter um diálogo aberto e fortalecer o relacionamento com a comunidade desses municípios, a empresa criou alguns canais de comunicação muito importantes, como é o caso do Jornal Anglo American Comunidades e um programa de rádio que é veiculado nas emissoras locais. Os dois veículos são fonte de informação e conhecimento para toda a comunidade local. Os moradores também podem contribuir com a produção do jornal ou do programa de rádio enviando sugestões de temas para novas matérias, além de fazer considerações sobre os assuntos abordados.

anglo american comunidades

Capa de uma das edições do informativo Anglo American Comunidades, produzido pela Interativa

Essas duas ferramentas foram desenvolvidas pela Interativa Comunicação e Eventos e são produzidas há mais de quatro anos pela agência. Ao longo desse período, já circularam mais de 36 edições do jornal e aproximadamente 130 programas de rádio. Todo esse trabalho tem alcançado bons resultados e a população local tem elogiado bastante os conteúdos abordados.

Isso mostra que investir em comunicação para estreitar o relacionamento com a comunidade não contribui apenas para melhorar a imagem da empresa, mas também estimula o desenvolvimento do negócio como um todo e, de quebra, gera impacto positivo para a comunidade.

Créditos das imagens: Arquivo pessoal


Compartilhe
Ana Paula Moraes
Sobre Ana Paula Moraes

Coordenadora da Interativa Comunicação e Eventos. É Relações Públicas, especialista em Marketing e Comunicação e Mídias Digitais. O seu hobby é viajar, conhecer pessoas e trocar experiências. Além disso, é uma goiana autêntica, adora frango caipira com pequi e botecar.

k

Interativa Comunicação ® 2015; Todos os direitos reservados.