Receba nossos materiais, e-books e novidades

Emojis – uma nova forma de se comunicar pela internet

28 jul 2016 - Blog

Considerados imagens que transmitem ideias, estes sinais também podem ser úteis na comunicação corporativa

Quem está conectado no dia a dia usa ferramentas ou aplicativos e conversa com outras pessoas por meio do computador e do celular, já está acostumado a inserir um emoji entre uma frase ou outra, mas o uso desses ‘sinais’ aumentou muito e tem sido tema de discussões sobre comunicação, se tornando referência, até mesmo na área corporativa.

Comuns há muitos anos, os emojis tiveram um destaque especial em 2015, quando o emoji ‘chorando de rir’ foi escolhido para ser a palavra do ano pelo dicionário Oxford. Mas, afinal, o que significa emoji e por que deu tão certo? Os emojis são de origem japonesa e surgiram na década de 90, elaborados a partir das expressões japonesas “e” (imagem) e “moji” (personagem). Em português significa “pictograma”.

Face_with_Tears_of_Joy

Emoji chorando de rir

Estes pictogramas são caracterizados por pertencerem a uma biblioteca de figuras prontas incluindo, também, o smiley e outros símbolos originalmente considerados emoticons, porém apenas em suas versões em desenho.

O aumento, nos últimos anos, se deu devido a vários fatores. Os dois principais: aumento da inclusão digital e o whatsapp. O aplicativo de mensagens teve a ideia simples e inovadora de incluir um teclado próprio para emojis. E, junto com o aumento de uso da internet e troca de mensagens via smartphones, os emojis conquistaram o seu espaço.

No mundo corporativo

Muitas empresas têm usado os emojis em suas campanhas, tentando ganhar uma atenção maior do público. Algumas funcionam, outras nem tanto. Mesmo assim, essa compulsão por usar essas figuras é simples: a rapidez da mensagem. As pessoas estão conversando cada vez mais por intermédio dos aparelhos e, muitas vezes, utilizam os emojis para expressar de forma sintética, algo que estão sentindo.

Para saber usar emojis de forma profissional e eficiente (sim, é possível), se faz necessário, acima de tudo, que esse recurso de linguagem esteja inserido dentro de uma filosofia ou estratégia de comunicação da marca ou campanha. Se o investimento for baixo é preciso um planejamento maior para o uso.

1200b

Emoji da piscadinha

Mas a empresa pode até mesmo aderir aos emojis quando for responder um internauta nas redes sociais, por exemplo. Não é necessário um cuidado extremo para isso, afinal, é importante acompanhia dialogar com as pessoas da mesma forma que elas interagem com a empresa. Vai da análise do feeling e do conteúdo da mensagem que se recebe para se ter uma noção da resposta, e se vale um emoji ou não.

Todos podem concordar, no fim das contas, que os emojis são uma linguagem global que ultrapassa idiomas. Aliás, que possui até mesmo sua própria enciclopédia: emojipedia.org


Compartilhe
Nathan Sampaio
Sobre Nathan Sampaio

Canaraense, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Mato Grosso e colaborador na Interativa. Gosta de correr quando dá, comer toda hora e é apaixonado por cozinhar.

k

Interativa Comunicação ® 2015; Todos os direitos reservados.