Receba nossos materiais, e-books e novidades

Assessoria: como conseguir publicações em veículos específicos

26 abr 2018 - Blog

Parece simples, mas não basta apenas conhecer o jornal/site/rádio/TV e escrever um bom release. O conteúdo é essencial e o cliente precisa entender isso

Somos sobrecarregados de informação a todo momento. Os jornalistas, mais ainda / foto: reprodução

Somos sobrecarregados de informação a todo momento. Os jornalistas, mais ainda / foto: reprodução

Diariamente as pessoas são bombardeadas por informações, e não é só para os leitores que vale essa afirmação. Os jornalistas, repórteres e editores, também são sobrecarregados de notícias constantemente. Para estes profissionais, um e-mail novo chega a cada minuto anunciando uma sugestão de pauta ou release, mas é difícil ler e publicar tudo, principalmente, porque as sugestões de matérias têm, na maioria das vezes, o hábito de dar o foco apenas para o cliente da assessoria.

É claro que sugerir personagens e outras fontes para todas as sugestões seria inviável, porque o ritmo de uma agência é totalmente diferente de uma redação. Mas se o objetivo é conseguir publicação em um veículo importante e que alcança um grande público, deve ser levado em consideração um investimento maior de tempo na elaboração do texto. Afinal, o jornalista nem sempre vai poder priorizar os materiais vindos de assessorias, indo atrás de personagens e dados para a reportagem.

Por isso, é importante pedir e sugerir ao cliente que ações diferenciadas sejam feitas. O Passeio das Águas Shopping, por exemplo, tem ótimos cases, conseguindo atingir amplamente diversos veículos de comunicação, indo além de notinhas em guias de finais de semana e colunas sociais. O chamado Gigante de Goiás resolveu programar em sua agenda eventos tradicionais da região e extremamente diferentes um do outro. O Festival Bananada, a Festa da Fantasia, o Piribier e os Rallys são algumas das atrações oferecidas pelo centro de compras e que atraem todos os tipos de públicos.

Com as ações do Passeio das Águas Shopping, a assessoria conseguiu várias publicações a nível nacional / foto: reprodução

Com as ações do Passeio das Águas Shopping, a assessoria conseguiu várias publicações a nível nacional / foto: reprodução

Com essas ações, o shopping conseguiu um amplo alcance em publicações de eventos, até mesmo os de circulação nacional. Além disso, não é só do interesse do centro de compras trazer esses eventos, também é relevante para os produtores levar eventos para lugares como o Passeio das Águas Shopping. Afinal, o lugar é mais seguro, possui estacionamento amplo e gratuito e uma localização privilegiada.

As possibilidades são muitas. Empresas de menor porte também podem ter um potencial enorme para conseguir divulgações em importantes veículos de comunicação. A Via Pet, por exemplo, é um pet shop que buscou realizar ações diferenciadas para se destacar na imprensa, como campanha de vacinação (contra gripe canina e felina), segurança (como transportar pets corretamente no carro), além de produtos inovadores (pão de queijo para cachorros). As pautas foram trabalhadas pela Interativa Comunicação e Eventos, agência que assessora a empresa.

Então, enquanto assessor, não é bom levar em consideração apenas o tamanho da empresa e o poder do seu texto. É preciso tirar tempo para investir em materiais exclusivos e diferenciados quando um veículo importante é o objetivo de divulgação. Afinal, a publicação, se conseguida, não servirá só para o portfólio do profissional, mas vai trazer bons resultados para o cliente.


Compartilhe
Nathan Sampaio
Sobre Nathan Sampaio

Canaraense, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Mato Grosso e colaborador na Interativa. Gosta de correr quando dá, comer toda hora e é apaixonado por cozinhar.

k

Interativa Comunicação ® 2015; Todos os direitos reservados.