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A importância do Jornalismo em Tempos de Mídias Digitais

05 abr 2019 - Blog

Que as mídias digitais estão no dia a dia não existe dúvida. Mas como a integração desses meios podem contribuir para o trabalho jornalístico? Em comemoração ao Dia do Jornalista, neste próximo domingo (7), é importante ressaltar as novas formas de informar e como o jornalista se adapta a este meio. Assim como para o jornalismo de um modo geral, as mídias sociais têm como característica marcante o poder de conexão aliado ao compartilhamento em massa de textos, links, fotos, vídeos e podcasts. Todos produzidos pelo próprio jornalista.

É possível tirar proveito dessa capacidade de se conectar a dezenas de milhares de pessoas via redes sociais, assim como pode ser igualmente positivo para o jornalista ter essa facilidade de espalhar seu conteúdo e suas opiniões na rede. Nesse ponto, a única ressalva a ser feita é a de que o profissional não pode se descuidar do bom senso, pois quem trabalha com conteúdo e tem certa visibilidade pública precisa redobrar a atenção com o que julga serem ‘posições pessoais’.

As redes sociais auxiliam o jornalista a construir sua própria reputação, independentemente de estar ou não ligado a um grande veículo de comunicação. A prática jornalística com as mídias sociais nunca foi tão importante, delicada e, principalmente, necessária. Reforçando a posição do profissional no mercado, que ainda é delicada, pois temos grandes empresas cometendo deslizes tolos, apenas por medo de se inserir na plataforma. Algo necessário, já que os leitores têm procurado por informações iniciais nas redes sociais e, posteriormente, mais informações nos respectivos sites.

Ambiente profissional

Uma ideia que deve nortear esse novo profissional é a da visão de um marketing pessoal. Na prática, não é preciso maquiar nem camuflar seus ideais e suas convicções, mas é preciso ter em mente que em um mundo altamente conectado e público como o nosso é fundamental que setores como o da imprensa sejam construídos por profissionais renomados, com bagagem cultural e que, acima de tudo, saibam consolidar suas próprias audiências, pois isso será benéfico tanto para os jornalistas como para os veículos.

A consolidação da audiência é possível através da produção massiva de conteúdo jornalístico para a rede. O profissional de jornalismo que mantém canais digitais abertos ao público é um profissional apto a ganhar mais estrutura e corrigir seus erros quando apontados por seus leitores e seguidores. A produção de artigos para sites e blogs, a criação de videocasts e podcasts pode incluir o profissional em determinados setores, fazendo com que seu nome ganhe mais escopo e sua carreira, novos contornos.

O profissional que se recusa a estar nesses meios é um profissional que corre o risco de ficar no anonimato. Vale lembrar a teoria do Gatekeeper, que estudamos durante o período da faculdade: os jornalistas e profissões afins, sempre foram formadores de opinião, agora basta se adaptar a esta nova realidade. Em um mercado completamente segmentado, as mídias sociais funcionam para profissionais que não tiveram a chance de serem inseridos em grandes jornais, pois a massiva visibilidade que esses canais oferecem possibilita que profissionais fora do ‘mainstream media’ ganhem credibilidade e construam seus públicos.

Apesar do caráter essencialmente de entretenimento que os brasileiros dão às redes sociais, é importante observar que tais ferramentas são poderosos instrumentos para impactar e engajar diferentes públicos. Prova disso, foi o uso intensivo das redes sociais durante as últimas eleições. No caso dos jornalistas, sim, o local também é de entretenimento, mas deve ser levado essencialmente como um eterno ambiente profissional, pois jornalistas são jornalistas dentro e fora das redes, 24 horas por dia.


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Guilherme Melo
Sobre Guilherme Melo

Estagiário na Interativa Comunicação e Eventos. Estudante apaixonado pelo curso, ama maratonar séries e livros. Seus hobbies também são viajar para cidades do interior, sair para lugares alternativos e acompanhar uma boa história em quadrinho.

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