Receba nossos materiais, e-books e novidades

A importância de um bom título na produção de conteúdo

22 nov 2018 - Blog
Foto: reprodução

Título é foco | Foto: reprodução

Quando ainda era graduanda de jornalismo o professor de texto jornalístico passou para a sala o seguinte desafio: Avisar para uma cidade que o vilarejo vizinho estava em chamas em um bilhete com apenas duas palavras, depois em três, quatro e cinco.

No começo não entendemos qual era o sentido daquela atividade, mas ao final ficou claro: ele estava ensinando a fazer títulos chamativos, que geraria o interesse e entendimento de quem recebesse a mensagem.

Mas afinal como é um bom título? Simples, conciso, claro e atrativo. Assim devem ser os títulos jornalísticos para chamar a atenção dos leitores. Ou no caso das assessorias de imprensa, para chamar a atenção do jornalista.

Sabemos que as caixas de e-mails dos jornalistas são cada vez mais cheias, que várias assessorias enviam materiais todos os dias e, às vezes, com o mesmo tema do seu cliente. Por isso, o bom assessor de imprensa sabe o valor de um bom título.

O título será o primeiro contato dos jornalistas com seu texto. Ele é o que vai atrair leitores para o assunto do seu cliente. Por isso, precisa ser chamativo, coerente com o texto e contar com uma palavra-chave que ajude ao ser pesquisado nos mecanismos de busca.

Claro, urgente e estimulante: Título | Imagem: reprodução

Claro, urgente e estimulante: Título | Imagem: reprodução

E, para a elaboração de um bom título, existem algumas dicas que podem ser úteis:

O título deve ser claro: o objetivo final de qualquer texto é fazer com que o recebeu interaja com ele. Sendo assim, a clareza é um fator que deve ser considerado;

O título deve ser urgente: Utilize palavras como “agora”, “somente hoje”, “imediatamente” para despertar a sensação de emergência e assim o interesse pela leitura;

O título deve aguçar a curiosidade do leitor: Quando o leitor vê um título curioso, são grandes as chances de ele ler todo o conteúdo.


Compartilhe
Thais Rocha
Sobre Thais Rocha

Analista de Comunicação na Interativa. É Jornalista desde 2013. Não pode ver um animal abandonado que já quer levar para casa, por isso, nas horas livres ajuda vários abrigos de proteção. Gosta de Chico Buarque, filmes, séries, livros, coisas antigas e café.

Buscar no Site

Mais Vistos

k

Interativa Comunicação ® 2015; Todos os direitos reservados.