Receba nossos materiais, e-books e novidades

9 curiosidades sobre a Páscoa

18 abr 2019 - Blog
Imagem: ilustração

Imagem: ilustração

O domingo de Páscoa, comemorado este ano em 21 de abril, não é apenas um dia para reunir a família e trocar ovos de chocolate. A data é uma das mais importantes do Cristianismo e tem como principal significado a renovação, esperança e paz.

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã.

Já a Páscoa judaica, celebrada por oito dias, comemora o êxodo dos israelitas do Egito, ou seja, a “passagem” da escravidão para a liberdade. Um ritual de transição, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida.

Saiba mais nove curiosidades sobre essa data:

Imagem: ilustração

Imagem: ilustração

1 – Significado 

Páscoa significa “Passagem”. A palavra vem do hebraico, mais precisamente do termo Pessach. A festa comemora um marco na história do povo judeu: a travessia do mar Vermelho ao se libertar de um longo período de escravidão no Egito.

2 –  O Ovo

O ovo aparece em muitas tradições antigas como um símbolo da vida, ou do início dela. Civilizações não-cristãs utilizaram o ovo, inclusive decorado para comemorar o equinócio da Primavera e a Vida. O cristianismo absorveu e adaptou a tradição, mesclando-a com seus rituais. Antigamente os ovos não eram de chocolate, mas sim de galinha vazios e pintados com flores, cascas de cebola e outros corantes naturais.

3- E o coelho?

Muitas pessoas não entendem o porquê do coelho ser o símbolo da Páscoa. A explicação é simples. O coelho é o símbolo da fertilidade e, consequentemente, da vida.

Opened chocolate Easter Eggs in a pile amongst their colourful foil wrappers with one large egg broken in half

Imagem: ilustração

4- Ovos de chocolate

Essa tradição começou a mudar na França. Os franceses tiveram a ideia de rechear ovos de galinha com chocolate. Naturalmente, o recheio acabou tomando o lugar da casca e os ovos de chocolate se tornaram algo extremamente popular e lucrativo.

5 – Superstição

Em muitos países da Europa, até hoje, existe a crença de que comer ovos de chocolate no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante todo o ano. Em outros lugares do mundo acredita-se que colocar na mesa um ovo de galinha, na Sexta-feira Santa, afasta doenças.

6 – Comemoração da Páscoa

A Páscoa começou a ser comemorada 1.400 anos depois da morte de Jesus Cristo. Ela surgiu a partir de pastores nômades que celebravam o início da primavera no Hemisfério Norte. Até os dias de hoje, por sinal, os países do Norte valorizam a chegada da estação das flores na data.

Imagem: ilustração

Imagem: ilustração

7– Nos Estados Unidos

A Páscoa não é feriado nacional, mas é um costume decorar as casas. Coelhos de pelúcia e ovos cozidos decorados estão por toda parte e os pais preparam brincadeiras para as crianças, como a caça aos ovos.

8 – Na Inglaterra

A celebração é feita de diversas formas. Crianças, jovens e até os adultos no domingo de páscoa procuram juntos os ovos de chocolate espalhados em locais públicos. Há também várias festas e eventos promovidos por docerias e casas de chocolate.

9- Hallowpáscoa 

Finlandeses e suecos costumam fazer um pequeno Halloween nas vésperas da Páscoa (na quinta-feira ou no sábado anteriores). Na celebração, as crianças se vestem de bruxas e pedem doces nas casas.

 

 

 


Compartilhe
Ana Paula Moraes
Sobre Ana Paula Moraes

Coordenadora da Interativa Comunicação e Eventos. É Relações Públicas, especialista em Marketing e Comunicação e Mídias Digitais. O seu hobby é viajar, conhecer pessoas e trocar experiências. Além disso, é uma goiana autêntica, adora frango caipira com pequi e botecar.

Buscar no Site

Mais Vistos

k

Interativa Comunicação ® 2015; Todos os direitos reservados.