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8 dicas para melhorar o relacionamento com clientes

16 ago 2018 - Blog
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No ambiente digital há diversas maneiras de se aproximar dos clientes | Foto: reprodução

Tudo que uma empresa deseja é criar um relacionamento duradouro com seus clientes. E nessa era digital, as redes sociais são extremamente importantes para aumentar a visibilidade dos negócios e oferecer a oportunidade de expandir o engajamento com os consumidores.

Mas não basta criar o perfil e alimentá-lo. Até porque apenas ter presença nesses canais não é garantia de bons resultados. É preciso uma constante interação para que, organicamente, consiga curtidas, comentários e compartilhamentos do seu público.

Fazer 2 ou 3 posts por dia? O visual é importante? Que tipo de conteúdo compartilhar? Para que sua página ou blog se torne um espaço realmente capaz de alavancar vendas e divulgar serviços, além de criar um relacionamento mais próximo com seus clientes, confira as dicas preciosas para um conteúdo assertivo e um engajamento eficaz nas mídias digitais.

  1. CRIE UM CALENDÁRIO DE PUBLICAÇÕES

Você não imagina o quanto um calendário bem definido é necessário. É extremamente importante deixar tudo preparado com antecedência, dialogando com o lançamento de um produto ou com a liberação de um conteúdo. É possível definir data e horário de publicações com antecedência em todas as redes sociais, portanto experimente essa alternativa. Mas faça testes e veja se as datas e horários das publicações programadas estão gerando resultados satisfatórios. Também não precisa seguir à risca seu planejamento. Seja flexível pra explorar oportunidades factuais. Se seu calendário estiver aumentando o alcance, faça mais publicações e não deixe de publicar ao menos 1 vez durante a semana.

  1. SE PREOCUPE COM O VISUAL

Adote um estilo para seus canais de comunicação. Invista em produções audiovisuais, imagens em GIFs, fotos bem produzidas, posts criativos pra chamar atenção, infográficos, etc. Este tipo de postagem tem um alcance bem maior. Conteúdos visuais são bem mais atrativos e, em meio a tanta informação, fazem total diferença no feed de notícias.

Cronograma e layouts são dicas preciosas | Foto: reprodução

Cronograma e layouts são dicas preciosas | Foto: reprodução

 

  1. CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO

Este é um dos principais tópicos, talvez até mais relevantes que as ideias acima, pois é importante conhecer para quem destinará suas estratégias de vendas. Um púbico muito abrangente pode atrapalhar, portanto defini-lo, conhece-lo e ter uma relação direta é o caminho. Com o público-alvo definido, você consegue identificar qual tom utilizar, sobre o que falar, ter uma abordagem pessoal e saber em quais canais os seus possíveis clientes estão, considerando tanto os seus gostos pessoais quanto os aplicados no meio digital.

  1. COMPARTILHE CONTEÚDOS RELEVANTES

Depois de definir o que seu público quer saber, faça com que ele chegue até a sua empresa. Compartilhe conteúdos que ajudem seus clientes, que possam acrescentar algo a eles ou tirar dúvidas. Isso possivelmente aumentará o seu alcance nas redes sociais, otimiza os acessos nos outros canais da marca/empresa e assim ganhará cada vez mais clientes. Compartilhe dicas e novidades para estabelecer boas conexões.

  1. TENHA APELO EMOCIONAL NAS PUBLICAÇÕES

Ao conhecer os desejos de seu público-alvo, nada melhor que aproveitar esses anseios e criar chamadas que desperte mais interesse dele em sua empresa/marca/produto. Mostre claramente os benefícios que o usuário vai ter com a sua publicação e provoque a sua curiosidade, desperte suas emoções e vontades.

  1. MANTENHA DIÁLOGOS

Parte do sucesso do engajamento é pensar na comunicação direta com seu público. Chame os seus seguidores para conversar. Faça jogos, pesquisas e questionários para aumentar a interação por meio de comentários. Vale desde uma pergunta sobre algo que está acontecendo no seu mercado até um quiz. Também é válido montar uma sessão de perguntas e respostas, na qual você pode conversar diretamente com o seu público por meio de um bate-papo. Escute tudo o que falarem, porque podem gerar insights para uma nova campanha ou até mesmo otimizar algum serviço. Realizar sorteios para divulgar algum lançamento, por exemplo, é uma ótima alternativa. E não deixe de responder os comentários de seus seguidores, principalmente quando houver dúvidas.

Diálogo são essenciais | Foto: reprodução

Diálogo são essenciais | Foto: reprodução

 

  1. SEJA EXCELENTE NO ATENDIMENTO

E por falar em dúvidas, um atendimento ruim pode atrapalhar o engajamento. Encontre a oportunidade de resolver a demanda do seu consumidor e ainda melhorar a percepção dele sobre seu produto/marca/empresa. Para isso você pode criar um canal de suporte e ajudar todos que precisarem. A dica é ser sempre rápido e gentil,  e nunca deixe de responder uma solicitação. Mostre-se presente e interaja com agilidade. Não deixe de responder, seja uma reclamação, um elogio ou uma dúvida.

  1. OTIMIZE OS ANÚNCIOS

Além do trabalho direto nas plataformas, você deve manter o seu blog e os seus anúncios otimizados para os compartilhamentos.  As redes sociais são incríveis para fazer remarketing  com potenciais clientes que já demonstraram interesse nas suas ofertas. O engajamento é maior quando se trata daquilo que as pessoas desejam e já estão familiarizadas. Portanto, esteja atento para com as ferramentas que impulsionam seus anúncios, isso aumenta as suas taxas de conversão e, consequentemente, o engajamento nas suas mídias digitais.


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Mariana Magalhães
Sobre Mariana Magalhães

Jornalista por formação, especialista em Mídia, Informação e Cultura, colaboradora na Interativa, além de produtora de web conteúdos culturais e militante no movimento hip hop goiano. Aventureira nata, ama explorar o novo, conhecer pessoas, comer de tudo e andar de bike.

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