Receba nossos materiais, e-books e novidades

7 Passos para uma comunicação eficaz

19 jun 2016 - Blog
ID:59436656

Interagir e ser bom ouvinte também são requisitos básicos para a comunicação eficaz

Um dos requisitos básicos para ser bem sucedido em qualquer tipo de trabalho é saber se comunicar bem. Selecionar as ideias, esquematizar e planejar o que pretende transmitir são características de profissionais que se preocupam com o seu interlocutor e principalmente com a qualidade da comunicação.  Algumas dicas valiosas para quem pretende adquirir esse diferencial estão listadas abaixo. Confira:

1 – Interaja – A primeira dica para quem pretende obter bons resultados no processo de comunicação é evitar os monólogos. O diálogo equilibrado deve ser estabelecido, possibilitando que todos os envolvidos tenham o seu momento para usar a palavra e expressar suas ideias. Se o seu objetivo é trabalhar em grandes organizações, que prezam pela comunicação empresarial integrada, por exemplo, é fundamental exercitar essa atividade e se mostrar sempre disposto a cooperar com todas as pessoas que estão ligadas a empresa.

2 – Seja um bom ouvinte – Um dos principais passos para construir uma comunicação eficaz é reconhecer que a troca de informação entre os interlocutores deve ser concisa e de fácil entendimento. Mas, para que isso aconteça, é necessário estar alerta, conectado com as expressões do outro. Nesse caso, saber ouvir é tão importante quanto saber falar. E essa qualidade pode ser aperfeiçoada no próprio ambiente de trabalho, a partir de vivências com diferentes pessoas.

3 – Tenha boa dicção: A forma como as palavras são ditas em um diálogo pode influenciar diretamente na compreensão do ouvinte e até mesmo no seu interesse pelo o que está sendo dito. Por isso, é fundamental pronunciá-las de maneira correta, de modo que o receptor entenda a mensagem e se sinta inteirado sobre o assunto.

4 – Domine o assunto: Ao abordar determinado tema, procure conhecer sobre ele com antecedência e esteja preparado para perguntas. Em uma agência de assessoria de imprensa, por exemplo, as pautas sugeridas para os jornalistas devem se apresentadas com precisão, a fim de despertar o interesse dos mesmos e ainda destacar a relevância do assunto.

5– Seja objetivo: Diante da correria do dia a dia, a objetividade se torna ainda mais fundamental. Ao estabelecer a comunicação com o seu interlocutor tenha em mente que ele também precisa executar outras atividades e otimizar o seu tempo. Um exemplo disso são os processos de comunicação interna nas organizações, que por mais que priorizem o trabalho integrado, também são baseados em resultados e na eficiência e agilidade entre a equipe.

5 investir em planejamento de Comunicação 1

Criar bons relacionamentos e utilizar os recursos de comunicação devem ser atividades indispensáveis

6 – Crie bons relacionamentos: As comunicações baseadas na obrigação, de caráter puramente automático, desgastam com o tempo, desmotivam e não trazem resultados. É importante prezar pelo bom relacionamento, criando diálogos espontâneos e vínculos que possam se aprofundar. Uma boa estratégia das agências de comunicação empresarial é a organizações de eventos, direcionada para a imprensa e formadores de opinião, feita para estreitar os laços e possibilitar um momento de interatividade.

7 – Utilize os recursos de comunicação: As conversas estabelecidas pessoalmente ou por telefone são sempre importantes, mas hoje, com tantas redes sociais disponíveis, enviar uma mensagem e resolver uma situação rapidamente se tornou muito mais fácil. As empresas podem se comunicar através de um perfil no Facebook, por exemplo, ou ainda por meio do Skype, Whatsapp ou até por um canal no Youtube, possibilitando que outras pessoas também interajam com a organização. Mas é claro, uma empresa ou um profissional especializado deve estar à frente dessa tarefa. Evite amadorismos.

Créditos das imagens: Visual Hunt


Compartilhe
Iesney Pereira
Sobre Iesney Santos

Analista de Comunicação da Interativa. É formada em Comunicação Social - Relações Públicas pela UFG e adora explorar as diversas áreas do setor. Viajar, fotografar, ouvir músicas e assistir séries de comédia estão entre suas atividades preferidas.

Buscar no Site

Mais Vistos

k

Interativa Comunicação ® 2015; Todos os direitos reservados.