Receba nossos materiais, e-books e novidades

7 erros que te impedem de ser um bom redator

14 mar 2019 - Blog

220219-0CmDbsi9Qcpdg

Todos sabem que ter o domínio da nossa língua é uma tarefa bem difícil. Muitos estrangeiros têm dificuldades em aprender o Português. Escrever também não é tarefa fácil, ainda mais quando você quer ou precisa prender a atenção do leitor sobre o assunto do qual está falando. Existem muitas técnicas e habilidades que o bom redator precisa adquirir.

As palavras existem para simplificar, mas dependendo do redator isso pode não acontecer. No livro “A Arte de Escrever”, de Arthur Schopenhauer, o filósofo dá dicas importantes como “sempre anote suas ideias”, “não gaste tempo demais lendo as coisas dos outros”, “escreva as suas próprias”, “escreva de maneira clara e objetiva” e por aí vai. Por isso, para garantir uma boa comunicação com o seu público é fundamental transmitir uma mensagem clara, objetiva e de fácil entendimento.

Por exemplo, você sabia que, no Brasil, apenas 8% das pessoas têm as competências necessárias para se expressar? Isso é um problema grave. Como você deve imaginar, na era digitalescrever bem é uma habilidade essencial. Nesse sentido, listamos 7 erros que podem te impedir de ser um bom redator. Confira abaixo:

1 – Uso de linguagem inadequada

Dentre os fatores fundamentais que fazem com que sua mensagem atinja seu público está a adequação da linguagem. É preciso ter em mente, de forma bem definida, quem é seu público alvo, e como você irá se dirigir a ele. Diversos fatores devem ser considerados: idade, interesses, estilo de vida, ou seja, é fundamental conhecer a persona a quem o texto se dirige.

2 – Falta de credibilidade

Esse é um item delicado. Credibilidade não nasce da noite para o dia. Mas pode ser destruída nesse mesmo período. Tenha cuidado especial com as informações que você está passando para seu leitor. Disseminar notícias falsas ou dados inexatos são verdadeiras armadilhas. Sempre que for publicar dados faça uma checagem e revisão cautelosa para assegurar que os fatos ou estatísticas são verdadeiros.

3 – Produzir conteúdo difícil de ler

A leitura na internet não é a mesma dos livros. Isso porque há incontáveis formas de distração, e é muito comum que os usuários fiquem pulando de aba em aba, e esqueçam do seu conteúdo. Parágrafos muito longos, muito densos e confusos, por exemplo, atrapalham a experiência do leitor.

Cabeçalho-Blog-Comunicação-Escrita

4 – Interpretar o título de forma errada e fugir da pauta

Antes de desenvolver o conteúdo, é importante estar atento à pauta ou briefing, que é onde se encontram as diversas informações relativas ao texto a ser redigido, entre elas, o título. O título é o que vai chamar a atenção do leitor, é ele que delineará o desenvolvimento da ideia central do texto, e por isso, ambos – título e texto – precisam estar em conformidade.

5 – Escrever somente sobre o que gosta

Buscar trabalhar apenas no nicho com o qual você está acostumado ou confortável pode levar à estagnação, o que pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento como redator. Para ‘sair da caixa’ e ampliar seus conhecimentos, procure sempre ousar nos temas e assuntos sobre os quais você lê. Procure entender sobre áreas correlatas a sua, e também sobre áreas completamente diferentes. Depois de ler bastante sobre elas, ouse escrever!

6 – Não revisar os textos

Revisar os textos é muito importante para evitar palavras duplicadas, incoerência entre as frases, erros ortográficos ou de digitação, entre outras situações que empobrecem um texto e colocam em cheque a credibilidade do escritor. Além disso, a escolha por certas palavras ou a forma de usá-las no texto podem resultar na transmissão de uma ideia diferente daquela que você tinha em mente. Por isso, é fundamental reler seu texto e garantir que colocou no papel o que de fato você queria dizer.

7 – Dicas e informações superficiais

Usar argumentos superficiais ou de pouca relevância para seu tema, bem como informações genéricas, pode deixar o seu texto vazio. Tenha em mente que seu conteúdo deve apresentar informações novas e relevantes, tirar dúvidas, oferecer alternativas. Coloque-se no lugar de quem está buscando informação sobre determinado assunto e se depara com seu texto. Pergunte a si mesmo: “essa pessoa vai encontrar informações válidas e interessantes no meu texto?”.


Compartilhe
Ana Paula Moraes
Sobre Ana Paula Moraes

Coordenadora da Interativa Comunicação e Eventos. É Relações Públicas, especialista em Marketing e Comunicação e Mídias Digitais. O seu hobby é viajar, conhecer pessoas e trocar experiências. Além disso, é uma goiana autêntica, adora frango caipira com pequi e botecar.

Buscar no Site

Mais Vistos

k

Interativa Comunicação ® 2015; Todos os direitos reservados.