Receba nossos materiais, e-books e novidades

5 tendências para o futuro da Comunicação Empresarial

14 jul 2016 - Blog
old-typewriter

Muita coisa mudou, nós todos precisamos acompanhar essas mudanças

Considerado o pai da administração moderna, Peter Drucker já dizia: “mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa”. A frase do professor e consultor de origem austríaca deixa claro que as novas ideias para o “universo corporativo” não devem ser temidas. E mais: é fundamental adaptar os antigos costumes empresariais ao novo cenário de troca e compartilhamento de informações, que está cada vez mais veloz. Partindo desse contexto, listamos algumas tendências atuais e futuras da comunicação empresarial. Confira:

1 – Comunicação Digital: Sim, já estamos vivendo na era da comunicação instantânea, onde as ferramentas tecnológicas se superam cada vez mais para facilitar o processo de comunicação. Mas diante de tantas alternativas virtuais, que além de possibilitar o entretenimento também são espaços abertos para o marketing, relacionamento e negócios, é preciso ficar ainda mais atento quando o assunto é imagem empresarial. A presença no ambiente digital é sim muito importante para as organizações, desde que seja gerenciada. Agências especializadas atuam nesse setor exatamente para ajudar na divulgação da empresa, monitorar o que está sendo divulgado sobre ela e também dar o retorno necessário para os envolvidos. O uso do Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Whatsapp, por exemplo, que são as principais redes sociais utilizadas no mundo, necessitam de estratégias direcionadas para que, de fato, a empresa tenha sucesso nesse meio.

3042288-poster-p-1-r-digital-media-youre-doing-it-wrong-why-emulating-human-communication-is-the-key-to-improving

Comunicação digital traz novos meios de se trabalhar, novas formas de alcançar um público

2 – Bons Relacionamentos: Independente do público que a empresa tenha que lidar, o bom relacionamento é primordial e tende a facilitar a troca de informação e a durabilidade das relações. Os colaboradores internos, os fornecedores, os clientes e a imprensa, por exemplo, estão diretamente relacionados com o seu desenvolvimento e, também, podem ajudar a promover a imagem da empresa, desde que tenham experiências positivas com ela.  Aqueles que sabem se colocar no lugar do outro quando necessário e lidam com diferentes pessoas com facilidade saem em vantagem e estão mais preparados para o mercado de trabalho atual e futuro.

3 – Marketing de Conteúdo: Engajamento, eis uma palavra que resume o marketing de conteúdo. Para que a empresa aumente sua rede de clientes é necessário conhecer e envolver os seus públicos por meio da produção de conteúdos que realmente sejam relevantes para eles, a fim de criar uma percepção positiva da marca. Conhecer os meios de divulgação também é algo importante, pois são eles os principais responsáveis por levar a informação para a comunidade.

4 – Ativismo e Proatividade – Uma dica muito importante para as organizações que desejam despertar a atenção da mídia e de seus consumidores é sair da “zona de conforto”. A tendência é que as empresas desenvolvam cada vez mais ações que tenham relações com a sociedade. Causas sociais, ambientais e políticas devem estar incluídas nas estratégias da equipe de marketing. Elas podem funcionar como temas para releases por parte da assessoria de imprensa, por exemplo. A ideia é identificar ações que sejam relevantes, autênticas e interativas.

5 – Planejamento – Independente da época, o planejamento sempre será fundamental. A grande diferença é que agora as empresas estão incluídas em um ambiente de comunicação instantânea, em que tudo acontece em tempo real. Então é sempre importante ficar de olho no calendário para não perder o time das coisas, principalmente por conta da rápida desatualização de conteúdos diante de uma sociedade ultra-informada e com várias fontes de notícia ao seu dispor.

Créditos das imagens: Visual Hunt


Compartilhe
Iesney Pereira
Sobre Iesney Santos

Analista de Comunicação da Interativa. É formada em Comunicação Social - Relações Públicas pela UFG e adora explorar as diversas áreas do setor. Viajar, fotografar, ouvir músicas e assistir séries de comédia estão entre suas atividades preferidas.

Buscar no Site

Mais Vistos

k

Interativa Comunicação ® 2015; Todos os direitos reservados.