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5 motivos para as empresas explorarem o Live Marketing

08 nov 2018 - Blog
Live Marketing são o conjunto de ações utilizadas para gerar mais interação | Foto: divulgação

Live Marketing são o conjunto de ações utilizadas para gerar mais interação | Foto: divulgação

Você já ouviu falar em live marketing? Trata-se de um conjunto de ações que são utilizadas pelas empresas para gerar mais interação com os seus públicos, por meio de experiências únicas, proporcionando mais engajamento e fidelização à marca. As possibilidades de utilizar essas ações se intensificaram nos últimos anos, com a evolução tecnológica e a popularização da internet.

Segundo pesquisa organizada pela AMPRO (Associação de Marketing Promocional) e realizada pela SSK, o investimento no setor de live marketing deve crescer nos próximos anos. Por meio do seu Comitê de Pesquisa, Inteligência e Inovação, a AMPRO revela que o setor movimenta R$ 43,9 bilhões anuais. O levantamento consultou 156 empresas de todo o Brasil, sendo 81% de grande e médio portes, e a maioria (59%) do setor de serviços, de mais 20 segmentos de atuação.

Entre as ferramentas do live marketing mais utilizadas nos últimos anos destacaram-se os eventos, feiras e congressos, para 77% dos respondentes, seguidos das ações promocionais (62%) e de incentivo (56%). De acordo com esses dados, percebe-se um enorme potencial para que as empresas invistam em live marketing e gere mais resultados em suas vendas. Confira abaixo cinco motivos listados.

1 – Geração de valor e experiências únicas

É preciso fazer com que as pessoas percebam valor nas ações de live marketing e isso só é possível se você proporcionar experiências únicas. Em um evento, os participantes devem se sentir parte do ambiente, participar de ações que se complementam, para que não só tenham uma experiência positiva, mas também se tornem influenciadores da marca. Um exemplo é a Pinacoteca de São Paulo, que utiliza um sistema de inteligência artificial para guiar os seus visitantes. Uma pessoa que vai até essa exposição certamente sairá de lá impressionada. Além disso, ela não vai guardar essa experiência para si. É provável que compartilhe alguns desses momentos em suas redes sociais e que converse sobre o assunto com seus amigos e familiares.

Apesar de ser um centro histórico, a Pinacoteca de São Paulo utiliza de inovações para se promover | Foto: reprodução

Apesar de ser um centro histórico, a Pinacoteca de São Paulo utiliza de inovações para se promover | Foto: reprodução

2 – Técnica transmídia

Quando sua empresa expõe produtos em uma feira ou exposição e faz pequenas transmissões ao vivo do evento em suas redes sociais, está praticando uma ação de live marketing. Nesse caso, uma boa opção para aumentar o engajamento com seu público é utilizar a técnica transmídia. Por exemplo, você pode produzir um artigo ou matéria jornalística sobre o que está acontecendo no evento e divulgar o link junto ao post de um vídeo ou foto no Instagram. Assim, a pessoa que tenha sua atenção despertada pelo conteúdo visual, se tiver interesse em algo mais completo, pode ser direcionada, por meio do hiperlink, para um conteúdo textual e com informações mais completas.

3 – Realidade virtual e realidade aumentada

Esse recurso já está sendo muito utilizado no live marketing, pois, nesse caso, é possível que o consumidor seja inserido em uma realidade paralela, como em imersões em jogos 3D, por exemplo. Apesar desse recurso ainda ser um pouco caro, muitas marcas já apostam nessas estratégias, principalmente as montadoras de automóveis, que têm como característica causar grande impacto nas experiências dos clientes. Os óculos VR são um dos principais equipamentos para se desenvolver ações de realidade aumentada ou virtual. Muito embora seu uso ainda não seja tão popular, muitas pessoas já têm esse equipamento e, por isso, criar um aplicativo em 3D pode ser uma alternativa interessante para empresas de determinados nichos.

4 – E-sports

Você sabia que o Brasil está entre os três primeiros colocados em uso de Gamings via YouTube? Por isso, as plataformas de e-sports tendem a ser cada vez mais utilizadas como forma complementar em grandes eventos esportivos. Geralmente, esses campeonatos virtuais são realizados após partidas reais, em streaming para o mundo todo. Isso representa um grande alcance.

E-sports são temas em diversos festivais de tecnologia | Foto: reprodução

E-sports são temas em diversos festivais de tecnologia | Foto: reprodução

5 – Microinfluenciadores

Quando uma marca precisa falar com nichos muito específicos, ela pode contar com o apoio de microinfluenciadores — como blogueiros, youtubers e usuários populares do Instagram. A vodka Skyy aproveitou essa oportunidade ao realizar o evento Casa Ponte, em que convidou influenciadores de nicho para abordar assuntos como diversidade e outros temas de interesse da comunidade LGBT, público-alvo da marca.


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Nathan Sampaio
Sobre Nathan Sampaio

Canaraense, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Mato Grosso e colaborador na Interativa. Gosta de correr quando dá, comer toda hora e é apaixonado por cozinhar.

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