Receba nossos materiais, e-books e novidades

5 dicas para desenvolver sua inteligência emocional

01 ago 2019 - Blog

1_K1jHRxXVlrleFQsioryGYg

5 dicas para desenvolver sua inteligência emocional

Inteligência emocional é uma qualidade importante para o desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano. Compreender e controlar as próprias emoções de forma positiva é uma maneira de aliviar o estresse, melhorar a comunicação, superar limites e desafios.

Trata-se de uma ferramenta fundamental para chegar ao topo do sucesso. Portanto, é um longo caminho a ser percorrido, mas dê um passo de cada vez. Seguem cinco dicas que podem ser o início prático e rápido para se criar uma rotina visando adquirir a inteligência emocional.

1-    Observe seu comportamento

Se observe e análise seu comportamento. Muitas vezes vivemos desligados do mundo, sem a preocupação de buscar compreender quais os nossos pontos fracos e fortes. E para se observar é preciso coragem e determinação. Pode parecer fácil, mas se conhecer é um grande desafio; mas, pense nos bons resultados e invista tempo em você mesmo.

 

2 – Domine suas emoções

Dominar as emoções é uma habilidade poderosa, e saber usá-las ao seu favor, é a chave do sucesso. E para que isso aconteça, o ideal é que o indivíduo saiba quais são os fatores que determinam suas emoções e sensações. Esses sentimentos podem gerar um estado emocional, tanto para o lado bom, quanto para o ruim.

3 – Aumente sua autoconfiança

Confiar é acreditar que você é capaz de conquistar tudo que deseja. Observar se tem todas as ferramentas para fazer bem o seu trabalho. A partir disso, analisar como pode ir além. A confiança tem que existir em todas as áreas da sua vida, pois ela revela muito de nós, da nossa postura e maneira que lidamos com as situações do dia a dia. A autoconfiança é o primeiro passo para caminhar em direção ao sucesso. Afinal, para alguém confiar em você é necessário, antes, que você confie em si mesmo.

4 – Desenvolva sentimento de empatia

A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro, para assim entender a situação e olhar com as mesmas percepções e sentimentos que a outra pessoa está vivendo. A empatia é uma habilidade fundamental para quem quer ser um bom líder. Buscar entender aqueles que estão a sua volta permite proporcionar um ambiente mais confortável e atraente nas relações interpessoais.

1-o-que-e-inteligencia-emocional

5 – Seja responsável pelos seus atos

Dizer (ou pensar) que o mundo conspira contra você, colocar a culpa dos seus atos no outro não é uma forma inteligente para quem deseja obter grandes conquistas na vida. Quando errar, assuma o erro e busque meios para não repeti-lo novamente. Não tenha medo de recomeçar quantas vezes for preciso, quem quer ter uma inteligência emocional, deve ser implacável nas atitudes e verdadeiro com as palavras. Dizer que vai fazer e realizar, ser compromissado com horários, cumprir metas, são exemplos corriqueiros, mas que demonstram claramente que podemos alcançar grandes feitos, por intermédio, de pequenos gestos.


Compartilhe
Danilo Mattos
Sobre Danilo Mattos

Músico e apaixonado por cinema. Estuda Administração de Empresas e trabalha na área de redes sociais da Interativa Comunicação e Eventos.

k

Interativa Comunicação ® 2015; Todos os direitos reservados.